Como já havia comentado em um post anterior, tenho um carinho gigante por Chicago e essa foi sem dúvida minha maior motivação para conseguir fazer a melhor massa de pizza que posso. Quando falamos de pizza, Chicago é sem dúvidas uma das principais cidades dos EUA neste ramo, maior até mesmo que NYC. As pizzas do Rio de Janeiro eram sofríveis, então decidi mergulhar nesse universo da fermentação de massas e aprender a fazer a melhor pizza que posso no forno da minha casa!
Fiz um curso do pizza sessions e aprendi algumas teorias e técnicas que melhoraram consideravelmente minha pizza. Consegui enfim fazer uma borda decente, com uma massa com bolhas de ar muito bem definidas e bonitas, e o melhor o trabalho não é tão grande! Em aproximadamente 2h30 consigo ter uma pizza linda pronta na minha mesa.
Mas vamos parar de conversa e vamos direto a receita da melhor massa de pizza que aprendi a fazer:
Massa de Pizza Caseira
Equipamento
- Pote grande
Ingredientes
- 800 g Farinha de Trigo Procure uma farinha de boa qualidade, pode ser do tipo "00"
- 560 ml Água
- 16 g Sal
- 3 g Fermento
Instruções
- Misture 560g da farinha com a água e deixa repousar por 1hEsse processo inicial chama-se autólise e serve para melhorar o glúten a ser trabalho e ainda transformar o amido da farinha em um tipo de alimento mais fácil de ser consumido pela levedura.
- Vá adicionando os outros ingredientesPrimeiro adicione a farinha e misture bem, em seguida adicione o sal e depois o fermento, sempre misturando bem com uma colher de pau ou silicone.
- Sove a Massa por 10min e deixe repousar por 5minLeve a massa para uma superfície lisa (bancada de madeira ou normal de cozinha) e comece a sovar intensamente por 10minutos sem pausas. Polvilhe levemente a parte superior da massa com farinha e cubra com um pano de prato e deixe descansar por 5min.
- Sove novamente por 15min e divida a massaPassados os 5min de descanso, volte a sovar a massa, desta vez por 15min e deixe-a descansar por mais 10min. Após isso divida a massa em quatro partes iguais (para esta receita).
- Deixe fermentarDobre cada parte da massa, de forma a obter uma bolinha lisa e homogênea e coloque em um recipiente fechado (pode ser um pirex com papel filme em cima ou saquinhos plásticos individuais. Para o pirex, salpique um pouco de farinha por cima e pelos lados para evitar que grudem muito uma na outra) para que ela fermente e cresça. Para fermentar na geladeira eu costumo deixar de um dia para o outro ou até 2 ou 3 dias.
- Abra a massa, adicione os ingredientesSe deixou a massa na geladeira, retire ela e deixe a temperatura ambiente uns 30min ou 1h antes de assar. Para abrir a massa, enfarinhe uma bancada, coloque a massa em cima e vá abrindo lentamente com as mãos, esticando do centro para fora, deixando uma borda um pouco mais alta.
- Leve ao fornoPara assar a pizza, o segredo é usar o forno pré aquecido mais alto possível. Esses fornos de pizza a lenha chegam a 500C ou mais, o que faz a massa cozinhar muito rápido por fora e manter a umidade interna. Em fornos convencionais é mais difícil chegar nestas temperaturas, portanto pré aqueça bem o forno e abra ele somente para colocar rapidamente a pizza.
Algumas outras informações
Calcule as medidas na minha Calculadora para Pizzas!
Fazer uma massa de pizza não é uma ciência exata, por isso alguns passos parecem faltar detalhes. Minha recomendação para você é, faça sua primeira pizza, erre, melhore na segunda, na terceira e assim em diante!
É pá para fazeres este artigo mais valia não fazeres nada, não explicas nadinha apenas tens umas aplicações…fraquinho, fraquinho, dedica-te aos mercados, enfias uma pétala e fingers que sabes fazer umas pizzas… só consegues alguma coisa de gente ignorante, nem a inteligência de colocar a receita tiveste…pega lá a receita e vê lá se das alguma coisa em troca e deixa lá esse paleio barato.
INGREDIENTES
110 ml água
1 c. café açúcar
10 g fermento fresco de padeiro
200 g farinha de trigo tipo 55 + 1 c. sopa (para polvilhar)
10 ml azeite
1 c. café sal
PREPARAÇÃO
1. Coloque numa tigela a água, o açúcar e o fermento. Envolva delicadamente até diluir o fermento.
2. Adicione o azeite, o sal e a farinha. Amasse com as mãos até obter uma massa fofa e homogénea.
3. Tape a tigela com película aderente e reserve à temperatura ambiente até dobrar de volume.
4. Coloque a massa numa bancada polvilhada com a farinha, e está pronta para estender com um rolo da forma pretendida.
Quanto ódio no coração, gaijo. Mas obrigado pelo comentário e pelo feedback, vou ajustar essa receita, mas sem adicionar azeite, pois foge do que prezo numa pizza.