Vermute: Uma Breve História

215

Quando morei em Barcelona em 2010, um colega de classe sempre nos levava a uma bodega para tomar vermute, um espetáculo. De lá para cá fiquei anos e mais anos sem apreciar essa bebida que culturamente serve como aperitivo e é degustada pelos Catalães antes de jantar.

O Vermute é um vinho fortificado aromatizado que possui como principal ingrediente a artemísia, aquela mesma erva que é usada na fabricação do absinto clássico (hoje é usada a artemisia-vulgaris, não alucinógena). Além disso, podem ser usados diversos ingredientes como flores, sementes, ervas, raízes e cascas, que são infusionados em vinho branco, tinto ou um blend, com diferentes concentrações de açúcar (os clássicos são os dry ou sweet). Claro, o vinho é fortificado e também leva algum tipo de álcool para subir o volume alcóolico. Simples assim.

Vinhos fortificados sempre estiveram presentes ao longo da história e em muitos casos serviam como remédio para os mais diversos problemas. Porém a história do Vermute é europeia e essa palavra é uma pronuncia francesa da palavra em alemão “Wermut”, que quer dizer Artemísia. A bebida francesa talvez seja a mais famosa, mas existem variantes marcantes na Itália, Alemanha e Espanha, cada país com sua própria identidade e perfil de sabor.

Os vermutes se tornaram muito famosos durante o século XIX e eu, pessoalmente, acho que existe muita inspiração no vin-chaude francês, que foi inspiração principal para nosso quentão das festas juninas, que têm tanta coisa em comum com a elite parisiense do século XVIII. Todas as três receitas em geral incluem cravo, canela, anis e cardamomo.

Martini é Vermute?

Possivelmente a marca mais conhecida globalmente, o Martini é um vermute italiano que foi criado no final do século XIX. Além de uma marca, o termo também dá nome a alguns dos drinks mais famosos que usam a bebida e que ficaram marcados na história com os filmes do James Bond.

Outras marcas muito famosas incluem: Cinzano, Carpano, Punt e Mes.

Vermute Fermentando Caos

Por aqui também decidimos fazer uma receita de Vermute completamente autoral e com fortes raízes brasileiras, mas também inspirado na história que vivi entre 2010 e 2012 em Barcelona. Minha lembrança, do que eu chamo vermute catalão, é um vermute nem branco e nem vermelho, mas negro com certas nuances de caramelo quando na luz. O sabor era agradável, refrescante e marcante. O momento era de descontração com amigos em uma pequena bodega onde ele era tirado diretamente do barril.

A receita que desenvolvi é refrescante com um cítrico marcante e traz notas de amargor torrado com um ligeiro toque amadeirado. Uso alguns ingredientes brasileiros como Laranja Bahia, Limão Tahiti, cachaça e um vinho branco com uma uva extremamente tradicional nas mesas brasileiras.

Abaixo compartilho uma receita para apreciar acompanhado. Você pode usar o vermute que preferir, mas se quiser experimentar o Vermute Fermentando Caos, fale com a gente! 😉

Meu Vermute Catalão

O Fermentando Caos produz um vermute que me leva diretamente a Catalunha, então nada melhor que compartilhar uma receita de como aproveitar ao máximo a bebida na sua casa!
Servings 2 copos
Tempo de Preparação 3 mins

Equipamento

  • 2 Copos Americanos de 200ml
  • Palito de Dente
  • Faca e Tábua de Corte

Ingredients

  • 240 ml Vermute Aproximadamente
  • 1 rodela Laranja Bahia Corte em 2, para cada copo
  • 8 cubos gelo Adicione gelo em cubos até completar o copo
  • 4 azeitonas
  • água com gás Opcional

Instruções

  • Mise en Place
    Primeiro corte a rodela de laranja Bahia em duas. Coloque duas azeitonas em cada palito de dente. Adicione tudo ao copo
  • Hora del Vermut
    Tão fácil fazer, certo? Agora basta completar o copo com o vermute e apreciar com sua companhia – afinal, essa receita pede dois copos lá no início.
  • Deixe mais suave com a água com gás (opcional)
    Depois de provar, se achar o sabor muito intenso, pode diluir com um pouco de água com gás. Lembre-se que o gelo ainda vai derreter e suavizar um pouco seu drink.

Notes

Essa receita de Vermute é um excelente de aperitivo, para tomar antes das refeições e ajudar a abrir o apetite. Vai muito bem com embutidos, azeitonas, anchovas etc, pois o perfil de caramelo que esse Vermute tem ajuda a equilibrar o sal dessas entradinhas.
Course: Appetizer, Drinks
Keyword: drinks, vermute

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close
Your custom text © Copyright 2021. All rights reserved.
Close