Já ouviu falar de Tepache? Se você tá aqui nessa página ou você ouviu falar e quer descobrir um pouco mais sobre esse fermentado de abacaxi ou ficou igual de curioso pra descobrir um pouco mais dele e aprender como você pode fazer em casa.
Essa é uma bebida probiótica (similar ao kombucha ou kefir), que pode trazer benefícios para sua flora intestinal. É feita a partir da fermentação natural da casca e da polpa do abacaxi, utilizando leveduras e bactérias que estão no ar e “contaminam” a bebida, que vai começar a fermentar e formar uma cultura de microorganismos estável. Ela é adoçada (que também serve como açúcar fermentável) com rapadura ou açúcar mascavo. Aqui, ao contrário do Kombucha, quanto menos processado o açúcar, melhor! Além disso leva cravo e canela, que contribuem muito para o sabor, fica uma delícia.
O Tepache é uma bebida antiquíssima, produzida no México pré colombiano. Curiosamente, o termo significa “bebida feita de milho”, já que nos primórdios ela foi produzida a partir do milho, similar a Chicha Peruana. Ao longo do tempo a base da bebida virou o abacaxi, mas o mesmo nome se manteve. No México o Tepache pode ser encontrado sendo vendido nas ruas, servido em canecas de barro ou em saquinhos com um canudinho. Mas cuidado, a bebida é levemente alcoólica, pode ter de 2 a 4% de álcool, dependendo do tempo que fermentar.
Tepache em Drinks
Olha, tenho me interessado demais por drinks e sempre que faço um fermentado novo fico pensando em como posso usá-lo em algum drink. A primeira coisa que me veio a cabeça quando fiz o Tepache, foi misturar com gin. Afinal, alguma coisa fica ruim com gin? Ficou um ESPETÁCULO. Fiz um gin clássico, mas ao invés da tônica usei o tepache.
Andei lendo um pouco sobre o uso de tepache na coquetelaria e parece que Tequila e Rum são matches naturais para misturar. Além disso, você pode pensar em usar coco, leite de coco, laranja, hortelã, capim limão e, claro, pimenta picante. O que seria da culinária mexicana sem o tradicional picante, né? Usei também um pouco de Merquén, um picante chileno defumado delicioso e muito potente.
Vamos ao que interessa agora então e vamos aprender a fazer o Tepache!
Tepache: Fermentado Natural de Abacaxi
Equipamento
- Pote de Vidro de 1,5l
- Faca
- Tábua de Corte
Ingredientes
- 1 unidade Abacaxi Escolha um abacaxi bem maduro, mas sem começar a ficar passado. Melhor ainda se for orgânico.
- 100 g Açúcar Mascavo Utilize um açúcar mascavo bem escuro. Outra alternativa é utilizar rapadura triturada
- 1100 ml água filtrada
- 1 c.sopa Cravo
- 1 pau Canela
Instruções
- Mis en PlaceDeixe tudo que você vai usar organizado, o abacaxi, o açúcar, a canela, a tabua, o pote já sanitizado.
- Dissolva o Açúcar na ÁguaLeve a água ao fogo até ferver. Após a fervura, desligue o fogo, adicione o açúcar e misture até que dissolva por completo. Deixe esfriar até a temperatura ambiente ou um pouquinho acima.
- Prepare o abacaxiPrimeiro lave-o em água corrente, mas não esfregue, o objetivo é retirar poeira e outras impurezas. Depois retire a coroa (pode plantar ela se quiser) e a base dele, essas partes não serão usadas nesta receita.
- Corte o abacaxiCorte o abacaxi em cubos de aproximadamente 3cm, um tamanho nem tão grande e nem tão pequeno.
- Junte tudoAdicione ao pote sanitizado o abacaxi cortado, a casca do abacaxi, os paus de canela e a água sem estar quente, com o açúcar dissolvido.
- FermenteCubra o pote com um pano limpo e deixe fermentar por 3 dias ou até que esteja no sabor que você goste. Quanto mais tempo ele fermenta, mais ácido fica e possivelmente mais alcoólico também.
- Sirva bem geladoSirva seu Tepache bem gelado, com cubos de gelo. Pode adicionar um pouco de água ou água com gás para diluir a bebida ou mesmo misturar com gin, tequila ou rum naquele fim de semana de calor. Saúde!