Tepache: Um Fermentado de Abacaxi

104.8K

Já ouviu falar de Tepache? Se você tá aqui nessa página ou você ouviu falar e quer descobrir um pouco mais sobre esse fermentado de abacaxi ou ficou igual de curioso pra descobrir um pouco mais dele e aprender como você pode fazer em casa.

Essa é uma bebida probiótica (similar ao kombucha ou kefir), que pode trazer benefícios para sua flora intestinal. É feita a partir da fermentação natural da casca e da polpa do abacaxi, utilizando leveduras e bactérias que estão no ar e “contaminam” a bebida, que vai começar a fermentar e formar uma cultura de microorganismos estável. Ela é adoçada (que também serve como açúcar fermentável) com rapadura ou açúcar mascavo. Aqui, ao contrário do Kombucha, quanto menos processado o açúcar, melhor! Além disso leva cravo e canela, que contribuem muito para o sabor, fica uma delícia.

O Tepache é uma bebida antiquíssima, produzida no México pré colombiano. Curiosamente, o termo significa “bebida feita de milho”, já que nos primórdios ela foi produzida a partir do milho, similar a Chicha Peruana. Ao longo do tempo a base da bebida virou o abacaxi, mas o mesmo nome se manteve. No México o Tepache pode ser encontrado sendo vendido nas ruas, servido em canecas de barro ou em saquinhos com um canudinho. Mas cuidado, a bebida é levemente alcoólica, pode ter de 2 a 4% de álcool, dependendo do tempo que fermentar.

Tepache em Drinks

Olha, tenho me interessado demais por drinks e sempre que faço um fermentado novo fico pensando em como posso usá-lo em algum drink. A primeira coisa que me veio a cabeça quando fiz o Tepache, foi misturar com gin. Afinal, alguma coisa fica ruim com gin? Ficou um ESPETÁCULO. Fiz um gin clássico, mas ao invés da tônica usei o tepache.

Andei lendo um pouco sobre o uso de tepache na coquetelaria e parece que Tequila e Rum são matches naturais para misturar. Além disso, você pode pensar em usar coco, leite de coco, laranja, hortelã, capim limão e, claro, pimenta picante. O que seria da culinária mexicana sem o tradicional picante, né? Usei também um pouco de Merquén, um picante chileno defumado delicioso e muito potente.

Vamos ao que interessa agora então e vamos aprender a fazer o Tepache!

5 de 1 opinião

Tepache: Fermentado Natural de Abacaxi

Tepache é um fermentado probiótico de abacaxi tradicional do México.
Rende 1 litro
Tempo de Preparação 30 mins
Fermentação 3 d

Equipamento

  • Pote de Vidro de 1,5l
  • Faca
  • Tábua de Corte

Ingredientes

  • 1 unidade Abacaxi Escolha um abacaxi bem maduro, mas sem começar a ficar passado. Melhor ainda se for orgânico.
  • 100 g Açúcar Mascavo Utilize um açúcar mascavo bem escuro. Outra alternativa é utilizar rapadura triturada
  • 1100 ml água filtrada
  • 1 c.sopa Cravo
  • 1 pau Canela

Instruções

  • Mis en Place
    Deixe tudo que você vai usar organizado, o abacaxi, o açúcar, a canela, a tabua, o pote já sanitizado.
  • Dissolva o Açúcar na Água
    Leve a água ao fogo até ferver. Após a fervura, desligue o fogo, adicione o açúcar e misture até que dissolva por completo. Deixe esfriar até a temperatura ambiente ou um pouquinho acima.
  • Prepare o abacaxi
    Primeiro lave-o em água corrente, mas não esfregue, o objetivo é retirar poeira e outras impurezas. Depois retire a coroa (pode plantar ela se quiser) e a base dele, essas partes não serão usadas nesta receita.
  • Corte o abacaxi
    Corte o abacaxi em cubos de aproximadamente 3cm, um tamanho nem tão grande e nem tão pequeno.
  • Junte tudo
    Adicione ao pote sanitizado o abacaxi cortado, a casca do abacaxi, os paus de canela e a água sem estar quente, com o açúcar dissolvido.
  • Fermente
    Cubra o pote com um pano limpo e deixe fermentar por 3 dias ou até que esteja no sabor que você goste. Quanto mais tempo ele fermenta, mais ácido fica e possivelmente mais alcoólico também.
  • Sirva bem gelado
    Sirva seu Tepache bem gelado, com cubos de gelo. Pode adicionar um pouco de água ou água com gás para diluir a bebida ou mesmo misturar com gin, tequila ou rum naquele fim de semana de calor. Saúde!
Custo Aproximado: R$ 15
Ocasião: Drinks
Culinária: Mexican
Palavra Chave: drinks, probiótico, tepache

Join the Conversation

  1. Olá, fiz com o intuito do probiótico, deixei fermentando por 4 dias, quanto tomei percebi que dava moleza kkk, não sabia que pode chegar até 4% de teor alcoólico.
    Uma dica, quem tiver cardamomo pode colocar, fica uma delícia.

    1. hahaha pode sim, Adriana. Se fermentar em temperaturas mais altas, acima de 30C, em geral ele é mais favorável para leveduras – que produzem álcool.

    1. Tem alguns metodos, mas o que mais gosto eh usando Alcool 70. Borrifa bem em todos os cantos, depois de lavar bem, deixa coisa de 1min, retira o excesso e pode usar.

  2. 5 stars
    Realizei o preparo mas como não conheço a bebida, não sei o ponto correto.
    É normal um sabor levemente ácido/azedo? Deixei fermentar por 36hrs e a temperatura na minha região estava em torno de 25-28 graus.

    1. É normal sim, como a fermentação é selvagem, esse tipo de sabor é esperado. Agora que você tem o seu controle, pode ir mudando um pouco o tempo de fermentação para chegar no sabor que você mais gosta – mais ou menos ácido.

  3. Eu fiz um aqui em casa, (mas eu não fervi a agua, usei agua mineral e usei açúcar demerara) deixei fermentando em um pote (mas eu tapei com a tampa do pote) deixei em um local escuro por 3 dias.

    Após isso eu coei e engarrafei em garrafinhas deixando uns 2 dedos de sobra e apertando elas na hora de fechar (achei que ia gaseificar naturalmente) mas não gaseificou..

    Sabe me dizer o que posso ter feito de errado?

    1. Esse tipo de fermentacao precisa de oxigenio, portanto nao podemos fechar o pote para fermentar. Isso pode ter contribuido para nao ter as leveduras que vao gerar o CO2 e gaseificar – talvez tenham só bacterias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close
Fermentando Caos © 2021
Close