Gravlax: Salmão Curado Nórdico

1.6K

Há algum tempo (quando o salmão tinha um preço acessível) eu fiz uma receita de salmão curado na geladeira que ficou delicioso. O nome do prato se chama Gravlax tem origem nos países nórdicos. Vai muito bem de entradinha ou até mesmo no café da manhã.

O Gravlax surgiu na idade média, quando os pescadores nórdicos salgavam o salmão e o fermentavam ligeiramente, enterrado na areia da praia (a tradução de Gravlax quer dizer isso, a propósito). Hoje (talvez felizmente, já que carnes de ovos curados ainda são um paradigma grande no meu repertório de sabores) já não se usa a fermentação e apenas a cura é feita, por 12h ou mesmo alguns dias. Esse método é bacana porque ele funciona com qualquer peixe que tenha alta concentração de gordura, como o salmão. Ah, e fica muito bem com uma defumação a frio ao final do processo.

Esse prato é, sem dúvida, um prato extremamente elegante e que você vai poder servir para suas visitas dizendo que fez todo o processo, desde o zero! Um salmão sempre é bom, mas um salmão curado por você mesmo e servido com dill e mostarda, tem o poder de impressionar qualquer um!

Como servir o Gravlax

O Gravlax fica muito bem de entradinha em qualquer jantar na sua casa, mas também vai muito bem no café da manhã. Confira abaixo algumas formas de servir esse delicioso prato:

  • entrada: torradinhas com mostarda ou molho tártaro
  • entrada: torradinha com sour cream (iorgurte, creme de leite fresco, limão e um pouco de mostarda)
  • café da manhã: pão integral, abacate e ovo pochê, acompanhado de pitadas de dill fresco.

Gravlax: Salmão Curado Nórdico

Gravlax é uma receita de salmão curado bastante tradicional nos países nórdicos, mas é muito simples de ser feito em nossas cozinhas.
Tempo de Preparação 30 mins
Cura 2 d
Tempo Total 2 d 30 mins

Equipamento

  • Travessa
  • Papel filme

Ingredientes

  • 800 g Salmão Escolha um salmão extremamente fresco, com pele.
  • 100 g Sal
  • 100 g Açúcar Mascavo
  • 10 g Pimenta Branca ou Negra Utilize, de preferência, pimentas moídas na hora
  • Ramos de Dill ou Endro

Instruções

  • Limpe o Salmão
    Retire qualquer espinha que seu pedaço de salmão possa ter e garanta que não tenha nenhuma escama grudada na carne. Em nenhuma hipótese lave seu salmão.
  • Faça seu "rub"
    Misture o sal, o açúcar, a pimenta do reino e qualquer outro tempero que você queira adicionar. Sugiro ficar de olho no peso dos temperos para não saturar muito com algum.
  • Misture o rub com o Salmão
    Com aproximadamente 1/3 do rub, faça uma caminha para o salmão com a mistura no fundo do refratário. Coloque o salmão em cima e espalhe bem o restante no salmão, em todos os lados, cantos e pedacinhos. Aqui você pode massagear com delicadeza a carne para que o sal penetre bem. Depois coloque os ramos de dill ao redor e em cima.
  • Leve para curar na geladeira
    Cubra o refratário com o papel filme e leve a geladeira por 12h, 1, 2 ou 3 dias – quanto mais tempo mais acentuado o sabor. Se quiser, pode colocar um saco de arroz em cima do papel filme, de forma a fazer pressão no salmão para eliminar a água mais rápido. Não deixe o refratário aberto em contato com o ar da geladeira.
  • Despreze a água que sair
    A cada dia, descarte a água que o salmão liberar durante a cura.
  • Pronto!
    Depois de algum tempo (12h, 1, 2 ou 3 dias) você vai perceber que a carne ficou um pouco mais ríjida por causa da perda de água. Agora basta cortar e degustar esse salmão curado com seus acompanhamentos favoritos!

Notas

  1. Se ao final do processo o salmão tiver cheiro ou aparência ruim, é um sinal de que algo não deu certo. Descarte!
  2. Você pode defumar a frio o salmão também.
  3. Pode cortar pedaços menores e congelar. Pode ser consumido em até 2 meses.
Autor: Diego Dacal
Ocasião: Café da Manhã, Entrada
Culinária: Nórdica
Palavra Chave: gravlax, salmão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close
Fermentando Caos © 2021
Close