Fogueiras para Evitar que Uvas Congelem

993

Com a chegada de uma forte frente fria pelo Sul do Brasil, começou a circular na internet um vídeo (abaixo) com cenas de centenas de fogueiras. Em teoria elas foram montadas para evitar o congelamento dos parreirais de uvas em Bento Gonçalves, uma das regiões vinícolas mais importantes do país.

Eis que esse vídeo é #FAKE e nosso blog caiu nessa fakenews. Publicamos o vídeo informando que as cenas eram do Rio Grande do Sul e logo um seguidor nos avisou que não era verdade. A legenda foi corrigida, mas o vídeo segue com o RS em cima que não temos como mudar.

As fotos e o vídeo foram feitos, na verdade, na França. O vídeo, segundo diversas publicações de grandes veículos de notícias, foi feito na região de Chablis e as fotos abaixo também são na França, segundo a revista ADEGA. O fato é que essas tochas são acesas de fato para evitar o congelamento das uvas por um fenômeno chamado “Geada de Primavera” e minimizar o impacto das baixas temperaturas na maturação das uvas que são colhidas em mais alguns meses, no fim do verão.

Por outro lado, a frente fria de inverno tem pouco impacto nos vinhedos do Rio Grande do Sul, já que durante o inverno as parreiras estão em período entre safras e dormentes. Segundo Luciana Salton, diretora executiva da vinícola Salton, nem neve seria um problema grande para as parreiras enquanto elas estão dormente. O maior problema é quando elas já estão produzindo uvas, que o frio pode comprometer uma safra inteira.

Veja as imagens impressionantes abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close
Fermentando Caos © 2021
Close