Fazer leite fermentado em casa é bastante fácil, e o princípio é quase que o mesmo que fazer qualquer refrigerante fermentado, temos a matéria prima que vai ser fermentada e uma cultura inicial de Ginger Bug, organismos vivos para iniciar a fermentação. O processo também lembra um pouquinho a forma com que fazemos Iogurte (que vou explorar em um outro post), utilizamos um potinho de iogurte comprado no mercado e reproduzidos essas bactérias em um ambiente propício para ao final termos nosso produto caseiro, saboroso e feito pelas nossas próprias mãos!
Nesse caso a nossa matéria prima fermentável é o Leite e o starter da fermentação é o próprio leite fermentado que encontramos no mercado – ex.: Yakult ou Chamito. Em resumo, o que vai acontecer é que os lactobacilos do leite que você comprou no supermercado vão se reproduzir na nossa receita. Desse jeito você pode fazer a bebida em casa de forma muito fácil e barata.
Como já cansamos de ouvir nas propagandas, os Lactobacilos vivos presentes na bebida são muito bons para nossa saúde, contribuindo para o melhor funcionamento do intestino. Além disso, é possível que pessoas intolerantes a lactose consigam consumir a bebida fermentada, já que durante a fermentação as bactérias devem ter quebrado toda a lactose do leite.
Leite Fermentado
Equipamento
- Garrafa de 1l de Vidro
- Panela
- Termômetro Culinário
Ingredientes
- 1 l Leite Integral Tem alguns leites UHT de excelente qualidade, sugiro utilizar desses.
- 100 ml Yakult, Chamyto ou similar
- 50 g Açúcar Demerara Pode usar mascavo também se preferir
- 30 ml Água
Instruções
- Limpe tudo e deixe o Yakult ficar a temperatura ambienteComece por deixar o Yakult que você vai usar na receita fora da geladeira, ele precisa estar a temperatura ambiente para ser usado. Depois disto limpe bem a garrafa ou pote que você vai utilizar para fermentar: lave com detergente, enxague bem e depois borrife com álcool 70 líquido e deixe escorrendo.
- Aqueça o leite até 50 graus, transfira para o pote e deixe esfriar um poucoTransfira o leite para a panela e leve ao fogo baixo até ele chegar a 50 graus C. Após isso, transfira (aos poucos, cuidado com o choque térmico) esse leite para o seu pote ou garrafa de vidro e deixe esfriar até 35C.
- Adicione o Yakult e deixe fermentar por 12 a 16hQuando tudo estiver a 35C, inocule o leite fermentado que agora está a temperatura ambiente. Coloque a tampa meio solta, de forma que gás consiga escapar de dentro da garrafa e deixe descansar em um local escuro e sem movimentos por 12h a 16h. Após esse tempo, você deve sentir um cheiro parecido com iogurte.
- Faça uma calda com o açúcar, misture e beba!Após esperar as horas da fermentação, chegou o momento de colocar o açúcar – que vai dar a cor tradicional do leite fermentado. Faça uma calda com o açúcar e um pouquinho de água. Deixe esfriar um pouco e dissolva bem no leite fermentado. Tampe, coloque na geladeira e consuma em até 5 dias!
eu posso pasteurilizar o leite a 65G depois esfria_lo
Oi Diego,
Eu posso utilizar a iogurteira para fazer o leite fermentado, seguindo os mesmos passos descritos acima, porém utilizando o equipamento para controlar a temperatura?
Ele contém a mesma quantidade de lactobacilos vivos que o comprado no mercado. E, para fazer a proxima garrafa posso usar um pouco do leite que eu mesma fiz?
Oi, Bianca! Isso, se tudo correu bem, pode usar o leite que vc mesma fez como starter dos próximos.
Ia fazer a mesma pergunta da iorguteira, tenho feito nela mas ainda não acertei 100%. Como ela mantém a temperatura a fermentação acontece mais rápida, então o tempo de espera diminui. Tenho feito com 6 horas mas pode ser que tenha um tempo melhor.