Gingerbug: O que é e como fazer uma receita?

Quando pensamos em produzir alguns tipos de bebidas fermentadas, é comum ler sobre “Gingerbug” e, obviamente, ficar meio com medo achando que você vai derramar inseto na tua bebida. Mas não é nada disso!

Gingerbug é uma cultura de bactérias benéficas para o ser humano que é produzida a partir de gengibre e açúcar. A ideia é a mesma de qualquer starter, como os que a gente usa para fazer sourdough ou kombucha, mas nesse caso usamos essa cultura para fazer ginger ale, root beer, alguns refrigerantes de fruta e outros tônicos.

Descubra agora como fazer o seu Gingerbug em casa para começar a fermentar outras bebidas!

Ingredientes

  • 1 ou 2 raízes de gengibre
  • 1/2 xícara de açúcar branco
  • 2 xícaras de água filtrada
  • Pote de vidro
  • papel toalha
  • liguinha

Receita de Gingerbug

gingerbug em produção

  1. Lave bem as raízes de gengibre
  2. Rale 2 ou 3 colheres de sopa de gengibre
  3. Coloque no pote de vidro junto de 2 ou 3 colheres de sopa de açúcar
  4. Adicione as 2 xícaras de água. É importante ela estar filtrada, pois o cloro da água pode afetar negativamente a sua cultura
  5. Misture bem com alguma coisa que não seja de metal, cubra a boca do pote com o papel toalha e prenda-o com a liguinha.
  6. Pelos próximos 5 a 8 dias adicione uma colher de sopa de gengibre ralado e uma de açúcar, e então misture o conteúdo do pote ao menos uma vez ao dia
  7. Você sabe se sua cultura está crescendo e sadia se, lá pelo 7º dia, quando você misturar vir uma efersvecência e bolhinhas pulando do líquido – que nesse momento deve estar opaco e com um cheiro doce e ligeiramente de fermento.
  8. Se o passo 8 não acontecer, ou se você encontrar mofo, você vai precisar refazer tudo de novo. 🙁
  9. É importante deixar essa cultura distante de qualquer outra cultura, como chucrute ou kombucha, para evitar contaminação cruzada.

 

Fonte: Wellness Mama; Fotos: Foto1, Foto2

diegodacal

3 thoughts on “Gingerbug: O que é e como fazer uma receita?

  1. Esse fermentado resultante pode ser adicionado à 2ºfermentação do kombucha como um saborizante?
    É que já fiz algumas tentativas de saborizar meu kombucha com gengibre e não fiquei muito satisfeita, não achei um sabor marcante do gengibre. Teria alguma recomendação?

    1. Nunca fiz esse cruzamento não. Mas pode ser interessante testar. Separa um tanto do seu kombucha e testa! Sobre gengibre, eu tenho bons resultados. O que faço é ralar o gengibre e extrair apenas o liquido usando um pano voil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.