Pão de Amêndoas: Fácil, Lowcarb e Delicioso

22.8K

Há bastante tempo vinha pensando em fazer um pão que fosse baixo em carboidratos (jamais vai substituir nossos pães de fermentação longa!) para atender a alguns públicos que optem por ele. E como tenho feito leite de amêndoas sempre, pensei em dar um destino ao que sobra do processo. Porque não fazer um pão de amêndoas?

Esse pão é leve em carboidratos e é excelente para pessoas que estão buscando reduzir carbs na dieta. O sabor é delicioso, o queijo parmesão (use de qualidade!) traz o sabor único do umami e ele desfaz na boca de tão leve que é. O difícil desse pão de amêndoas lowcarb é comer apenas duas fatias…

Fermento Químico

Uma coisa que foi novidade pra mim foi o fermento químico, nunca tinha usado. Quando penso em fermentação, imagino leveduras consumindo pequenas partículas de carboidrato e liberando Dióxido de Carbono, que produz as bolsas de ar nas massas que utilizamos. O que é um fermento químico então, já que estamos falando de microorganismos?

Em uma breve pesquisa descobri que o fermento químico é uma mistura de bicarbonatos ou carbonatos e um ácido, que quando em contato com a água reagem liberando dióxido de carbono, da mesma forma que em uma fermentação natural.

Receita de Pão de Amêndoas Lowcarb

Vamos parar de falar tanto e vamos direto ao que interessa, a receita! Ela é fácil, simples e rápida e o resultado é maravilhoso. Um pão leve, saboroso, funcional e fácil de fazer. Está esperando o quê?

5 de 2 opiniões

Pão de Farinha de Amêndoas LowCarb

Receita simples de fácil de pão lowcarb usando farinha de amêndoas.
Tempo de Preparação 10 mins
Tempo Cozinhando 25 mins

Equipamento

  • Forma de Pão Antiaderente
  • Batedor de Bolo
  • Bowl para misturar

Ingredientes

  • 150 g Farinha de Amêndoas Você pode fazer sua própria farinha de amêndoas depois de fazer leite de amêndoas, é bem fácil!
  • 70 g Queijo Parmesão Use um queijo de boa qualidade ralado na mão, faz muita diferença.
  • 3 Ovos
  • 3 c.sopa Creme de Leite
  • Sal e Pimenta
  • 1 c.sopa Fermento Químico
  • 1 c.sopa Água

Instruções

  • Pré-aqueça o forno a 200 graus
    Recomendo já preaquecer o forno a 200C, pois o processo de fazer a massa é bastante rápido!
  • Misture farinha, ovos, creme de leite, água e queijo
    Adicione os ingredientes no bowl e misture bem com o misturador de bolo. Se preferir pode utilizar um liquidificador ou algo parecido. Nos meus pães eu não vejo necessidade em adicionar sal, pois o queijo já deixa com o sal suficiente para mim. Pimenta e temperos, utilize à gosto.
  • Adicione o Fermento Químico e leve ao Forno
    Adicione o fermento, misture rapidamente e leve ao forno. O fermento químico é que vai conferir o aerado a massa e deixar o pão bem fofinho, ao mesmo tempo que o queijo vai dar a liga para a massa.
  • Asse por 25min ou até que esteja ao seu gosto
    Depois de 25min, confira seu pão e veja se está douradinho por cima. Caso esteja, desligue o forno e retire o pão, desenforme e deixe esfriar na grade do próprio forno desligado, com a porta entre-aberta.

Notas

Esse pão é baixo em carboidratos e não em gorduras. A maior parte dos ingredientes usados são ricos em gorduras, como a própria farinha, o queijo, o creme de leite ou os ovos. Então se seu objetivo é atender alguma dieta específica, vale dar uma pesquisada melhor ou consultar um nutricionista.
Ocasião: Appetizer, Breakfast, Side Dish, Snack
Palavra Chave: lowcarb, pão

Join the Conversation

  1. CRISTINA CERUTTI says:

    o que vem as ser TBSP ??????/ descomplicou de um lado e complicou de outro

    1. Diego Dacal Author says:

      Nossa, não tinha visto que estava assim, meu blog pecou na tradução. TBSP quer dizer “colher de sopa” em inglês. Agora está direitinho, obrigado pelo toque!

  2. Olá tudo bem? Vi que vc usou o creme de leite de caixinha. Tem que ser ele mesmo, ou posso usar o creme de leite fresco? Pergunto porque, o de caixinha tem espessastes e conservantes etc.

    1. Diego Dacal Author says:

      Oi, Ananda. Pode usar creme de leite de soja ou até leite de coco (bem grosso) se preferir. Nunca fiz com Creme de Leite fresco…

  3. 5 stars
    Receita perfeita, ficou ótimo!!!

  4. Olá, quanto tempo dura o pão?

    1. Diego Dacal Author says:

      Eu em geral faço ele menor como na receita e consumo em até 4 dias, mantendo ele em local arejado e não quente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close
Fermentando Caos © 2021
Close