Café Gelado: Como Fazer Café Extraído a Frio

2K

Sei que não se trata de fermentação, mas um cafézinho é, sem dúvidas, um excelente acompanhamento para um pão de malte recém saído do forno. E com o verão chegando um café gelado pode ser um dos seus melhores amigos durante a estação.

Para um café gelado existem dois métodos, possíveis, fazer um café normal e adicionar bastante gelo ou então o processo de extração a frio do café, que demanda apenas tempo e paciência, nenhum equipamente especial ou extremamente caros, como em outros métodos de extração. O resultado é um café com sabor extremamente redondo, levemente adocicado, corpo intenso e aroma intenso.

Aproveite!

Cold Brew (Café Gelado Extraído a Frio)

Também é possível fazer café com água gelada, um método conhecido pelo nome de "coldbrew". Esse tipo de café vai muito bem nos dias quentes de verão, para você acordar e já ter seu cafezinho gelado pronto pra ser consumido!
Servings 400 g
Tempo de Preparação 30 mins
Tempo Cozinhando 12 hrs
Tempo Total 12 hrs 30 mins

Equipamento

  • Pote de Vidro com tampa de aproximadamente 1 litro
  • Moedor de Café

Ingredients

  • 50 g Café em Grãos Use um grão de boa qualidade
  • 450 ml Água filtrada

Instruções

  • Moa o café
    Para ter uma bebida de qualidade é importante moer seu grão na hora do preparo (como diz uma grande cafeteria de SP, "moeu, fudeu"). A moagem deve ser bem grossa, parecida ou mesmo maior que a que você usaria para uma prensa francesa.
  • Hora da Infusão
    Adicione o grão ao seu pote de vidro e em seguida adicione a água. Misture lentamente, apenas o suficiente para umedecer o café. É importante ser delicado para não liberar alguns compostos que conferem um sabor não muito agradável ao café pronto.
  • Tempo para extração
    Coloque o pote fechado na geladeira e deixe-o por 12h.
  • Coe o café e tudo pronto
    Passe o café por um coador de pano ou papel. Aqui também é importante ser delicado, nada de espremer o café ou apertar, deixe a gravidade fazer seu trabalho naturalmente. Quando tudo tiver passado você pode adicionar gelo, leite de amêndoas, algum leite vegetal com baunilha e tomar! É uma delícia para os dias quentes de verão.

Notes

As quantidades mostradas são recomendadas, usando uma proporção de 1 parte de café para 9 de água. Recomendo você fazer alguns testes para descobrir a proporção que mais te agrada. O tempo de 12h também é sugerido, mas você pode pensar em algo entre 8h e 20h. Cada combinação de proporção, moagem e tempo de infusão vai te dar um café diferente.
Author: Diego Dacal
Cost: R$ 3
Course: Breakfast, Drinks
Keyword: café da manhã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close
Fermentando Caos © 2021
Close