Como Fazer um Airlock Caseiro

Nesse artigo vou dar dicas de como fazer um airlock caseiro, para aqueles McGyvers ou então os desesperados pra fazer um batch e que não tem um airlock comprado. Tenho que dizer que no final das contas, o custo de se fazer um airlock ou comprar um não é muito diferente. Então a decisão de se fazer ou comprar um é muito pessoal.

O que é e para que serve um airlock?

Para os processos de fermentação, é um dispositivo que permite a passagem de gás de uma câmara fermentadora para o ambiente exterior sem que o ar do ambiente entre na câmara de fermentação.

Airlocks podem ser usados em diferentes processos de fermentação, principalmente naqueles em que o ar da nossa atmosfera representa um risco para o nosso processo. Por exemplo, nas fermentações alccólicas (cerveja, vinho, hidromel etc) a troca com o ar comum pode oxidar o álcool causando um gosto metálico não desejado. Nos processos de fermentação de comida o contato com o ar da atmosfera pode introduzir outros microorganismos não desejáveis, que podem causar a contaminação ou até a putrefação dos vegetais.

Vale dizer que esses airlocks com água não são 100% confiáveis e que ainda há risco de contaminação mesmo com ele. Por isto uma empresa britânica construiu o pai de todos os airlocks, o sterilock, que promete ser um airlock antibacteriano.

Material necessário

  • 50cm de mangueira de filtro
  • Tampa do fermentador/Rolha de Silicone do Fermentador
  • Garrafinha de água de 500ml
  • Água
  • Pistola de cola quente

Como fazer

  1. A ideia principal é inserir uma pontinha da mangueira dentro do fermentador (sem encostar no líquido, é só a pontinha mesmo). Você tem algumas formas de fazer isso:

    Rolha em um balde fermentador

    Rolha na tampa de um garrafão

    1. Usando uma rolha de silicone no fermentador. Se a mangueira for um pouquinho rígida, é só empurrar ela, de forma que fique bem vedado no entorno.
    2. Usando uma rolha de silicone na tampa de um garrafão de água. Para isso você vai precisar abrir um buraco redondo na tampa do garrafão com um diametro pouco menor que o da rolha, de forma que voce possa colocá-la bem justa e voltar para o passo 1.
    3. Colocando a mangueira diretamente na tampa do garrafão. Para isso você também precisa abrir um buraco na tampa, mas dessa vez de forma que consiga introduzir a mangueira. Depois disso, use cola quente para vedar possíveis escapes/entradas de ar.
  2. Na garrafinha de água de 500ml você precisa fazer dois furos, um na tampa para introduzir a mangueira e outro para que o gás escape – esse pode ser na lateral superior da garrafinha.
  3. Depois basta encaixar a mangueira no fermentador – da forma que você escolheu -, com a ponta sanitizada, claro.
    mangueira na tampinha e furo do lado

    mangueira na tampinha e furo do lado

    mangueira dentro da garrafa

    mangueira dentro da garrafa

  4. Encha a garrafinha de água até a metade, encaixe a mangueira na tampa, feche e empurre até que a ponta da mangueira fique pouco mais de 1cm submersa.
  5. Encontre uma receita para fermentar! 😉
diegodacal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.