Nesse artigo vou dar dicas de como fazer um airlock caseiro, para aqueles McGyvers ou então os desesperados pra fazer um batch e que não tem um airlock comprado. Tenho que dizer que no final das contas, o custo de se fazer um airlock ou comprar um não é muito diferente. Então a decisão de se fazer ou comprar um é muito pessoal.
O que é e para que serve um airlock?
Para os processos de fermentação, é um dispositivo que permite a passagem de gás de uma câmara fermentadora para o ambiente exterior sem que o ar do ambiente entre na câmara de fermentação.
Airlocks podem ser usados em diferentes processos de fermentação, principalmente naqueles em que o ar da nossa atmosfera representa um risco para o nosso processo. Por exemplo, nas fermentações alccólicas (cerveja, vinho, hidromel etc) a troca com o ar comum pode oxidar o álcool causando um gosto metálico não desejado. Nos processos de fermentação de comida o contato com o ar da atmosfera pode introduzir outros microorganismos não desejáveis, que podem causar a contaminação ou até a putrefação dos vegetais.
Vale dizer que esses airlocks com água não são 100% confiáveis e que ainda há risco de contaminação mesmo com ele. Por isto uma empresa britânica construiu o pai de todos os airlocks, o sterilock, que promete ser um airlock antibacteriano.
Airlock Caseiro
Equipamento
- 50cm de Mangueira de Filtro
- Garrafa PET vazia
- Rolhade silicone para o fermentador
- Pistola de cola quente
- Água
- Sal
Instruções
- Faça um furo na tampa do fermentador e encaixe a rolha.O furo deve ser ligeiramente maior que o lado menor da rolha de silicone. Se você utiliza um garrafão, pode ser que a rolha encaixe direto na boca dele. Encaixe a rolha bem para que não fique espaços nas laterais por onde ar possa passar – pode usar um pouco de cola quente em volta para garantir.
- Fure a garrafa PET para encaixar a mangueiraVocê precisa fazer um furo na tampa da garrafa, por onde a mangueira vai passar e um outro furo no corpo da garrafa, por onde o ar vai poder sair.
- Conecte a mangueiraAgora conecte a mangueira primeiro na garrafa. Passe a mangueira pela tampa e empurre até ela chegar fundo, cole as laterais com cola quente para garantir que ela não vai subir durante a fermentação. Depois conecte a outra ponta na rolha de silicone, de forma que ela fique bem presa, mas que não entre dentro do balde/garrafão.
- Encha a garrafa PET de água e salAdicione água com sal (pode pensar em 10% de sal – a ideia é criar um ambiente inóspito para proliferação de organismos) até cobrir uma boa parte da mangueira. A mangueira deve ficar dentro da água, pois assim o gás do fermentador pode sair e gás de fora não pode entrar.
- Deixe sua garrafa sempre mais baixa que o fermentadorDessa forma você evitar o efeito de sifonagem. Agora é só ser feliz com sua fermentação! 😉
eu consegui fazer um airlock caseiro utilizando um saleiro, uma caneta bic e um tubo de epocler (qualquer bisnaga de remedio pra dor de barriga)
a base da caneta bic dentro do saleiro é vedada por epoxi colocado por fora, e a bisnaga de epocler para fazer o obstaculo de ar
Nossa! Quase um McGyver da fermentação, interessante o projeto.