Há algum tempo (quando o salmão tinha um preço acessível) eu fiz uma receita de salmão curado na geladeira que ficou delicioso. O nome do prato se chama Gravlax tem origem nos países nórdicos. Vai muito bem de entradinha ou até mesmo no café da manhã.
O Gravlax surgiu na idade média, quando os pescadores nórdicos salgavam o salmão e o fermentavam ligeiramente, enterrado na areia da praia (a tradução de Gravlax quer dizer isso, a propósito). Hoje (talvez felizmente, já que carnes de ovos curados ainda são um paradigma grande no meu repertório de sabores) já não se usa a fermentação e apenas a cura é feita, por 12h ou mesmo alguns dias. Esse método é bacana porque ele funciona com qualquer peixe que tenha alta concentração de gordura, como o salmão. Ah, e fica muito bem com uma defumação a frio ao final do processo.
Esse prato é, sem dúvida, um prato extremamente elegante e que você vai poder servir para suas visitas dizendo que fez todo o processo, desde o zero! Um salmão sempre é bom, mas um salmão curado por você mesmo e servido com dill e mostarda, tem o poder de impressionar qualquer um!
Como servir o Gravlax
O Gravlax fica muito bem de entradinha em qualquer jantar na sua casa, mas também vai muito bem no café da manhã. Confira abaixo algumas formas de servir esse delicioso prato:
- entrada: torradinhas com mostarda ou molho tártaro
- entrada: torradinha com sour cream (iorgurte, creme de leite fresco, limão e um pouco de mostarda)
- café da manhã: pão integral, abacate e ovo pochê, acompanhado de pitadas de dill fresco.
Gravlax: Salmão Curado Nórdico
Equipamento
- Travessa
- Papel filme
Ingredients
- 800 g Salmão Escolha um salmão extremamente fresco, com pele.
- 100 g Sal
- 100 g Açúcar Mascavo
- 10 g Pimenta Branca ou Negra Utilize, de preferência, pimentas moídas na hora
- Ramos de Dill ou Endro
Instruções
- Limpe o SalmãoRetire qualquer espinha que seu pedaço de salmão possa ter e garanta que não tenha nenhuma escama grudada na carne. Em nenhuma hipótese lave seu salmão.
- Faça seu "rub"Misture o sal, o açúcar, a pimenta do reino e qualquer outro tempero que você queira adicionar. Sugiro ficar de olho no peso dos temperos para não saturar muito com algum.
- Misture o rub com o SalmãoCom aproximadamente 1/3 do rub, faça uma caminha para o salmão com a mistura no fundo do refratário. Coloque o salmão em cima e espalhe bem o restante no salmão, em todos os lados, cantos e pedacinhos. Aqui você pode massagear com delicadeza a carne para que o sal penetre bem. Depois coloque os ramos de dill ao redor e em cima.
- Leve para curar na geladeiraCubra o refratário com o papel filme e leve a geladeira por 12h, 1, 2 ou 3 dias – quanto mais tempo mais acentuado o sabor. Se quiser, pode colocar um saco de arroz em cima do papel filme, de forma a fazer pressão no salmão para eliminar a água mais rápido. Não deixe o refratário aberto em contato com o ar da geladeira.
- Despreze a água que sairA cada dia, descarte a água que o salmão liberar durante a cura.
- Pronto!Depois de algum tempo (12h, 1, 2 ou 3 dias) você vai perceber que a carne ficou um pouco mais ríjida por causa da perda de água. Agora basta cortar e degustar esse salmão curado com seus acompanhamentos favoritos!
Notes
- Se ao final do processo o salmão tiver cheiro ou aparência ruim, é um sinal de que algo não deu certo. Descarte!
- Você pode defumar a frio o salmão também.
- Pode cortar pedaços menores e congelar. Pode ser consumido em até 2 meses.