O que é Hidromel?

390

Técnicamente Hidromel é um fermentado de mel. Mas quando explico desse jeito as pessoas tendem a não entender, daí eu digo que é como se fosse vinho, mas ao invés das uvas a gente usa mel! O teor alcoólico, porém, pode ser um pouco mais alto que o vinho, chegando até próximo aos 20%ABV.

A bebida é tida como uma das mais antigas do planeta, havendo evidências de sua existência na China, entre 7000 e 6500 AC. Na Europa existem registros de 2800 a 1800 AC. As evidências residuais tão antigas de hidromel foram encontradas em potes de cerâmica nos dois continentes. Na China os resíduos apresentavam ainda traços de arroz e frutas misturadas ao fermentado de mel. Da mesma forma, atualmente temos diversos tipos de hidromel, alguns usam frutas, outros ervas, lupúlo, malte etc.

tumblr_np684iU99v1t0nojao1_1280

Existem mil histórias contadas sobre Hidromel, tendo aparecido em livros famosos, como O Senhor dos Anéis, Harry Potter, no mito germânico Beowulf e American Gods. A história mais famosa entre os hidromeleiros, porém, é da mitologia nórdica. Para os nórdicos, o Hidromel é a bebida dos Deuses, tendo começado com Kvasir, um Deus nascido de um tratado para terminar a guerra entre Aesires e Vanires. Os dois últimos deuses cuspiram dentro de um pote de barro e da mistura das salivas nasceu Kvasir. O Deus foi morto por dois anões e teve seu sangue extraído, misturado com mel e fermentado até obterem o tão famoso hidromel, bebida mágica, que confere o dom da poesia àquele que bebe. O restante da história você pode ler aqui.

Agora é a hora de colocar a mão na massa e fazer seu hidromel! Mas sem sangue dos outros, por favor!!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close
Your custom text © Copyright 2021. All rights reserved.
Close