Controlador de Temperatura Wifi pelo Celular

Controlador de Temperatura pelo Celular

Sabia que dá pra ter o controle do controlador de temperatura na palma da sua mão e poder mudar a temperatura da sua geladeira fermentadora a qualquer momento e pela internet? Você jamais vai perder o momento para mudar a temperatura da rampa da sua fermentação de novo.

Eu, como nano produtor caseiro, não tenho centenas ou até mais de mil reais para investir em um controlador de temperatura dos mais tradicionais que se conectem no meu wifi. Há algum tempo estava tentando construir o meu próprio utilizando um Arduino conectado no wifi, mas ficou muito complexo e comecei a olhar alguns equipamentos de automação residencial para ter smart houses e cheguei a um simples aparelho chamado Sonoff.

Sonoff

Esse equipamentozinho é extremamente poderoso e vem sendo utilizado em diversos projetos para controlar casas e ambientes inteligentes. E porque não criar minha smart-fridge usando ele? Sem titubear fui até o Aliexpress e comprei dois para mim (comprei nessa loja aqui do link e a entrega foi muito rápida e veio tudo certinho), em menos de um mês estava com o brinquedo em mãos e pronto pra fermentar meu primeiro batch na minha geladeira inteligente! Já estou usando há algum tempo e está sendo ótimo, mas como todo produto tem pros e contras que vou descrever abaixo:

Minha Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Pros

  • Integração: Ele possui interface com o Google Home, Alexa e nest.
  • Configuração simples: Foi basicamente conectar fios da mesma forma que fazemos com qualquer controlador e depois levou menos de 3min para configurar ele na minha rede e celular.
  • Controle nas suas mãos: A segurança de se poder saber e controlar a temperatura é ótima para quem não mora onde produz a cerveja.
  • Upgrades: Como é um dispositivo que não é exclusivo do mundo cervejeiro, existem diversas pessoas usando e desenvolvendo melhores soluções para serem usadas com esse equipamento.

Contras

  • Preço no Brasil: No Brasil ainda é meio caro, mesmo no Mercado Livre. Mas que bom que tem o Aliexpress pra ajudar a gente. Recomendo a loja que comprei os meus.
  • Servidor: O servidor usado para controlar os dispositivos não é seu, pertence à própria marca. Mas isso não é em si um problema desde que o servidor deles não caia (e não encontrei casos em que isso aconteceu)
  • Rampas: Não tem como configurar rampas automáticas, é preciso sempre lembrar quando se precisa mudar a temperatura.

diegodacal

2 thoughts on “Controlador de Temperatura Wifi pelo Celular

  1. quando vi este cara pela primeira vez na internet lembro de, na época, ele só permitir ajustes de 1C inteiro (não permitia programar por exemplo 17,3 ou 19,7C). Ele também não tinha ajuste de “histerese” (a diferença de temperatura que rearma o termostato).

    Isso mudou?

    1. Fala, Flávio. Não mudou não, de fato não dá pra usar decimais e tampouco tem ajuste de histerese. Por isso não recomendo para produções comerciais. No meu caso funciona pq produzo a 180km de casa, ou uso isso ou dirijo 3h para trocar a temperatura do meu termostato tradicional.
      O que estou vendo agora é uma forma de hackear o sonoff para adicionar essas features. Vou contar aqui as descobertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.